quinta-feira, 17 de maio de 2007

Discos para ouvir, antes de morrer - Unknown Pleasures - Joy Division

Fantástica atmonsfera que vivi ao som deste disco. Quebrava com tudo o que tinha ouvido. Apaixonei-me quase ao 1º acorde, à primeira palavra. Nunca mais a minha vida foi a mesma depois deste disco. Os Joy Division, entraram directamente para o 1º lugar das minhas preferências musicais. Ainda hoje por lá se encontram.


(…)Ian Curtis documenta as suas experiências como um epiléptico no tema disco «She's Lost Control», enquanto que em «Shadowplay» conjura imagens de decadência urbana e paranóia do fim da década de 70 em Manchester. A dispersão da música complementa na perfeição a voz fria de barítono, em especial no majestoso hino fúnebre «New Dawn Fades» e no assustador «I Remember Nothing», enquanto as enérgicas «Interzone» e «Disorder» relembram a reputação feroz das actuações da banda ao vivo.
No período imediato ao pós-punk em que o design passou a conter demasiada informação e utilizava cores primárias, o grafismo da capa que mostra, sobre um fundo preto, as ondas de rádio emitidas por uma estrela a extinguir-se, foi tão revolucionário e inovador quanto a música contida no álbum e provocou uma corrente minimalista no design gráfico. Unknown Pleasures foi um sucesso comercial e de crítica. (…)

Chris Shade in 1001 discos para ouvir antes de morrer.
Muitos que hoje gostam da Joy Division, apenas os conheceram em Love will tear us apart.
Antes assim...

3 comentários:

Plum disse...

Joy Division é genial!
Se gostas dessa onda vê o filme "24 hours party people", retrata a época e as bandas como Joy Division, New Order....é fantástico!
abraços!*

jocasipe disse...

@plum: obrigado pela sugestão. Há 4 anos atrás, o meu pc ficou 5 dias ligado para "sacar" esse filme, mas consegui! Depois consegui comprar o DVD, até bem barato, e é um dos meus filmes de eleição.
abraço.

Vampirella disse...

Obrigada pela visita, vim retribui-la e para além de descobrir que provavelmente moramos bem perto, descubro que tens muito bom gosto musical. será que nos conhecemos??