quarta-feira, 4 de julho de 2007

Discos para ouvir, antes de morrer - The Queen Is Dead - The Smiths

É um daqueles discos que nunca se deixam de ouvir. Intemporal, como praticamente toda a música dos Smiths.

THE QUEEN IS DEAD - THE SMITHS


Os Smiths foram, antes do mais, uma banda prolífica. A velocidade a que conseguiam reunir material novo parecia prever que permaneceriam juntos por pouco tempo.

The Queen Is Dead, gravado em Dezembro de 1985 (não foi imediatamente lançado por questões legais), foi posto à venda em Junho de 1986 – foi o terceiro álbum da banda em dois anos (o quarto, se incluirmos o magnifico Hatful Of Hollow).

Este foi também a sua obra-prima. Aquilo que faz deste álbum um trabalho tão impressionante é o facto de a banda ter passado por algumas dificuldades nessa época. Não tinham um agente fixo (ninguém conseguia suportar a relação entre Morrisey e Johnny Marr), estavam a renegociar o contrato com o selo discográfico e o baixista Andy Rourke estava completamente dependente de heroína.

De todos estes conflitos nasceu um álbum assombroso, preciso e hilariante – e tudo isso no primeiro tema, um ataque selvagem, ainda que genial e perspicaz, à família real, que inclui uma avalanche de guitarras sobreproduzidas (um encontro entre MCS e Velvet Undergound proporcionado por Marr). …
O álbum seguinte viria a ser igualmente genial – e também o último.


Peter Watts in
1001 discos para ouvir antes de morrer

2 comentários:

O Chaparro disse...

grande banda e grande album.
belos anos.
bom resto de semana, compadre

Plum disse...

Grande escolha!Muito bom!!!Abraços*