sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Discos para ouvir, antes de morrer - Treasure - Cocteau Twins

Aproveitando que estou de transito para Lisboa, e de regresso ao Algarve, passei por Beja, vi o Castelo e peguei uns cd's para ouvir na viagem. Entre outros vai um dos 1001 discos para ouvir antes de morrer. Uma pérola, ou melhor, um Tesouro de pérolas!

Cocteau Twins - Treasure (1984)


Foi com este álbum que a beleza misteriosa dos Cocteau Twins começou a revelar-se. O baixista Simon Raymonde, o elemento mais recente da banda, foi-se aplicando cada vez mais em escrever, orquestrar e produzir músicas e letras. Juntamente com o guitarrista Robin Guthrie e a incomparável vocalista liz Fraser, o trio desapareceu nos estúdios Palladium, em Londres, e saiu com uma obra-prima etérea.
Tanto o grafismo da capa, como os titulos das canções inspiradas em nomes mitológicos, sáo um bom exemplo da estética influente da 4AD. É, por isso, apropriado que o primeiro tema receba o nome do fundador do selo, Ivo.
Com a delicada introdução vocal e a guitarra triste, «Ivo» inicia o álbum com uma nota muito alta, literalmente. Na continuação vem «Lorelei», a melhor canção do álbum e, seguramente, a melhor de toda a carreira da banda. A canção e apresenta um ritmo acelerado e uma interpretação vocal estu11 penda. A voz de Fraser voa sobre a música com elegãncia.
«Persephone» dota o álbum de um toque industrial, enquanto «Pandora» apresenta um tom algo jazzístico. «Domino» e conclui o LP com intensidade e ímpeto. Treasure é simplesmente inesquecível.


Rob Morton in 1001 discos para ouvir antes de morrer

9 comentários:

Plum disse...

Confesso que não conheço!Mas fiquei curiosa!Abraços e bom fim de semana!***

Zig disse...

Será que o nome do teu filho veio desse álbum?

RCataluna disse...

Mais uma excelente escolha!
Liz Fraser é enorme!

Bom fim-de-semana!

Vampirella disse...

Enormíssimos, os Cocteau Twins.
Tens um excelente gosto musical.

Rubina disse...

Pena que não existe o CD, com as 1001 músicas neste caso...

Olhos de mel disse...

Olha só, infelizmente não posso dizer nada a respeito; não tive o prazer de conhecer.
Que sua semana seja maravilhosa!
Fique com Deus!
Bjs

Olhos de mel disse...

Passando pra deixar beijinhos.
Bom fim de semana!

Speeder_76 disse...

Hmmm... confesso que Cocteau Twins não estão propriamente na minha órbita de musicas perferidas dos já distantes anos 80. Mas reconheço que é uma boa escolha, para os mais leigos. Eu sou mais Depeche Mode ou New Order...

Já agora: acabei de te nomear para o Bloggers Choice Awards! É um prémio para escolher o melhor blog do ano, e tem várias categorias. Infelizmente para nós, só podemos concorrer ao de Melhor Blog em Lingua Estrangeira...

Já meti lá o meu voto. Quando voltares, visita-o no site oficial: www.bloggerschioceawards.com, ou então, se quiseres saber mais anteas de lá entrar, vai a este link: http://continental-circus.blogspot.com/2007/08/votem-em-mim-e-nos-outros.html

Bom fim de semana!

Rui disse...

Grande ideia.
Já há muito que me não lembrava.
Obrigado pela ideia.