quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Beja - Ontem e hoje

Regresso ao tema do confronto histórico da cidade de Beja.

A imagem que hoje vos apresento é referente à Suratesta, um vestuto tanque e respectiva nascente de água, que durante muitos e muitos anos vez as vazas de máquina de lavar.

Lembro-me dos meus 4/5 anos, morava eu na Rua Concelheiro Meneses, e era frequente aos sabados, as mulheres pegarem na "trocha" e rumarem à Suratesta. Lavava-se a roupa, estendia-se e secava. Nós, os miúdos brincavamos a tarde toda, lanchavamos e era imensamente divertido. Nos dias mais quentes era-nos permitido banhar...

(foto recebida por mail)

Hoje é quase tudo diferente. As mulheres já lá não lavam a roupa. A água que bebiamos sem problemas está, agora, impropria para consumo.

Na minha adolescencia, este local era também frequentado à noite por jovens casais... Bons tempos e belas... pois!

(foto: jocasipe)

8 comentários:

Zig disse...

Não sabia que essa quinta é assim tão antiga. Lembro-me desse aspecto dos meus tempos da base, passava por lá todos os dias 2 vezes!

Rubina disse...

Ainda um dia destes reparei que os poços públicos, onde as mulheres iam lavar a roupa na minha terra, foram retirados. Não fazia muito sentido realmente. Beijinhos

Secreta disse...

Mudam-se os tempos ... Ficam as recordações!
Beijito.

Olhos de Mel disse...

Oie lindinho! Faz parte da vida. Vão-se os anéis e ficam os dedos. Tudo mudou, mas ficam as lembranças das coisas boas.
Beijos

Carla disse...

O apego às raizes deixam, de facto, marcas.

mulherazul disse...

é trizte, quando só ficam as nossas memorias, deixa de existir o encanto de lugares que para nós já foram especiais.

noctivaga disse...

Na noite de ano Novo de 1190 ás não sei quantas horas estava precisamente naquele local com um grupo de amigos e com o meu namorado( hoje marido). Nunca mais me esqueço por uma simples razão: O meu namorado era todo muito "picuinhas" com o pópó. Agora imaginem a namorada( eu própria)sem saber como partir-lhe uma garrafa de anis dentro do pópó. Resultado: Uma entrada de ano novo áos berros um com o outro e amuos que levaram dias a passar. Tirando esta parte fui muito feliz naquele sitio...

noctivaga disse...

1990.